20.03.2013 - SAúDE BUCAL - PREVENçãO

- Uma boa higienização bucal é a melhor maneira para a manutenção de dentes e gengiva saudáveis, além de prevenir o aparecimento de mau hálito (halitose).

- Consulte periodicamente um cirurgião-dentista. Somente um profissional poderá avaliar e orientar sobre uma correta higienização bucal.

- Aguns sinais como sangramento gengival, dor de dente ou mau hálito podem ser a indicação da existência de algum problema na boca. Fique atento!

- Dentes saudáveis são fundamentais para se ter uma boa aparência, um modo de falar adequado e também uma mastigação ideal.

- Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica e menos dolorida de cuidar da saúde bucal.

DICAS DE ESCOVAÇÃO USO DE FIO DENTAL

1 - No lado de fora dos dentes e no lado de dentro dos dentes de trás, posicione a escova num ângulo de 45° na linha da gengiva e faça movimentos a partir da gengiva em direção ao dente.

2 - Na parte de dentro dos dentes da frente, use a escova na vertical também com movimentos a partir da gengiva em direção ao dente.

3 - Na superfície de mastigação dos dentes, use a escova na horizontal com movimentos de vai-e-vem. E escove a parte de cima da língua.

4 - Use aproximadamente 40 centímetros de fio, deixando um pedaço livre entre os dedos.

5 - Siga com cuidado o formato dos dentes.

6 - Faça a higienização além da linha da gengiva, mas não forece demasiado o fio. Faça movimentos deslizando-o suavemente.